31.1.07


Escritor Sidney Sheldon morre nos EUA, aos 89 anos
31/01 - 08:03




LOS ANGELES (Reuters) - Sidney Sheldon, um dos mais conhecidos escritores do mundo, morreu na terça-feira, na Califórnia, aos 89 anos, de complicações causadas por uma pneumonia. Ele estava no Eisenhower Medical Center, em Rancho Mirage, perto de sua casa em Palm Springs, de acordo com um agente da Warren Cowan and Associates.

Sheldon tornou-se um ícone americano nos anos 1970, com livros como 'O Outro Lado da Meia-Noite' e 'A Herdeira', bestsellers que abordaram intrigas internacionais e a liberação sexual da era. Mulheres fortes costumavam ser seus personagens principais.

Ele publicou 18 livros e vendeu 300 milhões de cópias. As obras de Sheldon foram traduzidos para dezenas de línguas em 180 países, o que lhe rendeu a classificação de 'autor mais traduzido do mundo' pelo Guinness.

Em 1963, ele se voltou para a televisão, escrevendo roteiros para o 'The Patty Duke Show'. Um ano depois, criou, produziu e escreveu o programa 'Jeannie é um Gênio'.


Sidney Sheldon já vendeu mais de 275 milhões de livros em todo o mundo. É o único escritor que recebeu três dos mais cobiçados prêmios da indústria cultural americana: o Oscar (cinema), o Tony (teatro) e o Edgar (literatura de suspense). É atualmente o autor mais traduzido em todo o planeta.


LIVROS

1970 A Outra Face
1974 O Outro Lado da Meia Noite
1976 Um Estranho no Espelho
1977 Linha de Sangue
1980 A Ira dos Anjos
1982 Mestre do Jogo
1985 Se Houver Amanhã
1987 Capricho dos deuses
1988 As Areias do Tempos
1990 Memórias da Meia-Noite
1991 O Reverso da Medalha
1992 As Estrelas Cadentes
1994 Nada Dura para Sempre
1995 Manhã, Tarde e Noite
1997 O Plano Perfeito
1998 Conte-me Seus Sonhos
2000 O Céu Está Caindo
2005 O Outro Lado de Mim -Livro de Memórias



____________________

Sou grato a Sydney Sheldon, já que imputo à ele minha iniciação literária...
Lembro quando fui passar as férias de verão, pequenininho na casa de praia de minha avó, e uma bela noite sem nada pra fazer, peguei ao acaso um livro qualquer na sua estante e comecei a ler.

O livro era A Outra Face que recomendo, muito embora já não lembre direito dele...

Os livros de Sydney possuiam uma característica que hoje se percebe nos autores atuais, como Dan Brown e companhia.
Os capítulos param no apíce, dando ao leitor aquele gostinho de quero mais. E assim, segue-se o livro, um capítulo leva ao outro- e assim por diante- até o final.
Sydney é o Paulo Coelho americano, escreve livros para as massas, com a diferença que Sydney não tem os grandes surtos megalomaníacos do nosso roedor tupiniquim
Depois com o tempo, o gosto do leitor tende a melhorar, assim como a sua exigência literária...
Acredito que é melhor começar com Sydney, do quê com Machado de Assis.
Buenas, valeu Sydão!

"Se alguma coisa parece boa demais para ser verdade, então provalvemente é mesmo verdade"

Marcadores: